Compartilhe:

 

 

Você provavelmente ouviu muito sobre na palavra”NFT”. Este termo tem sido muito falado no mundo dos criptoativos e dos colecionadores de arte digital. Especialmente após muitos artistas conseguirem faturam milhoes com arte generativa e fotografia, como na caso da jovem fotografa Diana Sinclair. Mas afinal, o que é um NFT e como criar uma coleção bem-sucedida?

 

NFT significa “Non-Fungible Token”, que em português pode ser traduzido como “Token Não-Fungível”. Fungibilidade é a capacidade de trocar uma coisa por outra do mesmo valor, como por exemplo, uma nota de R$ 10 por duas notas de R$ 5. Já um token não-fungível é único e não pode ser trocado por outra coisa com o mesmo valor.

 

No caso dos NFTs, estamos falando de tokens que representam propriedade ou autenticidade de um item digital, como um vídeo, imagem, música, ou até mesmo um tweet. Diferente dos ativos tradicionais, como as criptomoedas, onde todas as unidades são iguais e têm o mesmo valor, cada NFT é único e tem um valor individual que pode variar bastante de acordo com a demanda do mercado.

 

A criação de uma coleção de NFTs é uma oportunidade para artistas digitais, músicos, escritores e outros criadores de conteúdo ganharem dinheiro com suas obras. Através da venda dos NFTs, é possível obter receita com a propriedade intelectual do trabalho. A diferença principal entre transações de arte no mundo tradicional e mundo das NFTs é que neste, o artista vai receber royalties toda vez que a sua arte for vendida, por diferentes colecionadores toda vez que a arte passar de mãos. No esquema tradicional o artista recebe um o valor pela arte vendida somente no ato presente da venda.

 

Para criar uma coleção bem-sucedida de NFTs, é importante seguir algumas dicas:

 

Criar obras originais e de qualidade: para atrair a atenção do mercado, é fundamental que a arte seja interessante e original. Isso pode incluir desde artes visuais até músicas ou conteúdo audiovisual.

 

Apesar da estética ter um valor fundamental em uma coleção NFT, nem sempre a

arte é o fator de sucesso principal. Para uma coleção deslanchar, o criador precisa antes de tudo trabalhar com um propósito claro dentro da sua comunidade e desenvolver uma audiência. Ter coerência e consistência ao se comunicar com a sua comunidade, entregar valor e permitir que os participantes tenham uma voz e participação ativa. Colaboração é o maior valor do mundo web3

 

Definir uma estratégia de lançamento: assim como em qualquer lançamento de produto, é importante criar uma estratégia de lançamento que gere buzz e desperte o interesse do público. Isso pode incluir o uso de redes sociais, influenciadores e parcerias estratégicas.

 

 

Utilizar plataformas confiáveis: existem diversas plataformas disponíveis para a criação e venda de NFTs, mas é importante escolher plataformas confiáveis e seguras, que garantam a autenticidade e a propriedade dos tokens. Como o Open Sea e o recem lançado Blur.

 

Manter a qualidade e a originalidade: nas entregas para a comunidade Isso pode incluir a criação de novas obras, acesso a cursos e serviços, grupos privados. Treinamentos, lançamento de edições limitadas e o estabelecimento de parcerias com outros criadores de arte e conteúdo.

 

Quando bem utilizadas, as NFTs representam uma nova forma de monetizar a propriedade intelectual de obras digitais, e são uma oportunidade para artistas e criadores de conteúdo ganharem dinheiro com seu trabalho. Para criar uma coleção bem-sucedida de NFTs não basta somente criar obras originais e de qualidade, definir uma estratégia de lançamento, estabelecer preços justos. É sempre importante ser transparente nas entregas para a comunidade e trabalhar as relações sociais assim como os interesses em comum.

 

Este texto foi escrito por Mariana Matarazzo,  conheça o trabalho dela em https://instagram.com/marismatarazzo